Neuromarketing: o que é e como utilizar?
Neuromarketing: o que é e como utilizar?
Hoje vou falar sobre neuromarketing e como ele pode ajudar a desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo e vender muito mais.
Durante anos algumas dúvidas a respeito de como as pessoas pensam na hora de tomar uma certa decisão de compra de um produto foi algo real.
Não podemos dizer com exatidão se o que atrai as pessoas é o fator preço, qualidade ou apenas a forma como é exposto um determinado produto.
Para nós, profissionais do marketing digital, não ter certeza de alguma coisa é algo frustrante e nada favorável ao crescimento de nosso negócio.
Tendo em vista que trabalhamos estratégias concretas, baseadas no comportamento das pessoas.
Mas então, como podemos saber o que fazer nestes casos? É exatamente esse o papel do Neuromarketing. Uma ciência incrível, da qual falarei com detalhes agora.
O que é neuromarketing?
É a ciência que define através de estudos bem criteriosos, os traços típicos das ações realizadas por uma determinada pessoa ou grupo de pessoas.
Cada ação levando a um denominador comum que é a compra de determinado produto ou serviço disponível.
O termo “neuromarketing” surgiu através da junção da neurologia com o marketing ao longo do tempo. E foi idealizado e pesquisado por um pesquisador doutor em Harvard.
Como ele tinha acesso a equipamentos neurológicos, como ressonância magnética, utilizou em testes para precisar a exata ação de determinados estímulos do marketing no cérebro humano.
E com isso, chegou à conclusão de que nós reagimos de determinas maneiras à medida que somos expostos a certos estímulos, imagens, sons, entre outros.
Em 2000 finalmente, foi registrado como uma das ferramentas que compõe o Marketing atual. Abrindo possibilidades diversas para os profissionais da categoria.
Como o neuromarketing atua nos testes práticos?
Quando realizamos uma pergunta simples a uma determinada pessoa, esta resposta pode ser sim ou não, isso ou aquilo, etc.
Nem sempre é realmente sincera ou exata. E para quem utiliza a opinião de alguém para montar um estratégia de marketing, não dá para confiar nisso.
E o neuromarketing atua justamente, dando uma resposta clara e objetiva a isso. Testes precisos de como reagimos a determinados estímulos.
Os testes realizados pelo neuromarketing mostram o funcionamento de partes mais interiores do cérebro. Com isso, os resultados são precisos.
De que forma o neuromarketing ajuda no Marketing Digital?
Quando você sabe o que gera mais engajamento, estímulos positivos e a necessidade da decisão de compra por parte de uma pessoa, você sabe o que fazer para trabalhar isso.
Explorar detalhes de produtos, propagandas, informações precisas que estimulem a compra diretamente.
Aliando o neuromarketing você consegue definir os melhores produtos para sua audiência, de forma que você tenha melhores resultados em vendas também.
Também favorece o melhor desempenho de uma estratégia de anúncios, por exemplo, campanhas segmentadas da melhor forma possível.
Já que você sabe como seu comprador ideal reage a determina informação ou forma como ela aparece, você define melhor isso e usa a seu favor.
Neuromarketing: como usar em minha estratégia de conteúdo?
Vou mostrar algumas formas de usar o neuromarketing em seu negócio de forma que atraia melhor o seu público, mesmo que não seja perceptível.
Storytelling no Instagram: conexão acima do normal
Hoje em dia as pessoas não se prendem mais a propagandas tradicionais cheias de imperativos do tipo “compre hoje”,“conheça nosso produto”, “clique aqui e compre agora”.
As pessoas se conectam com experiências reais de outras pessoas indicando um produto, um serviço, entre outras coisas.
Por isso, é essencial contar histórias na hora de compartilhar conteúdos.
Em outras palavras, você utilizar uma experiência da sua rotina de vida, algo que você vivenciou e fazer um link com a mensagem que quer passar para as pessoas, o Storytelling é justamente isso.
Dessa maneira, a conexão entre as pessoas que te acompanham aumenta ainda mais através desse tipo de conteúdo.
Então, usar esta ferramenta no Instagram só ajuda na estratégia.
Teoria das cores como aliada na estratégia de marketing
Pode não parecer, mas por trás de cada cor está relacionado a uma sensação ou motivação para certas ações.
Como por exemplo, se você reparar as cores existentes em logos como Coca Cola, Mc Donalds, Nike e Adidas, entre tantas outras.
Cada cor usada representa uma determinada sensação que estimula o consumidor a comprar alguma coisa ou a desejar.
Para conhecimento prévio, vou deixar a relação de cores e seus significados, os quais encontramos na internet facilmente.
Mas, pesquise melhor sobre a Teoria das cores e tenha muito sucesso em seu negócio!
- Branco = transparência
- Preto = luxo;
- Azul = confiança e segurança;
- Laranja = sentimento agradável e amigável;
- Verde = tranquilidade e serenidade;
- Roxo = inovação e inteligência;
- Rosa escuro = alegria e jovialidade;
- Rosa claro = romance e delicadeza
- Vermelho = emoção e paixão;
Gatilhos Mentais: a alma de qualquer estratégia de vendas
Se você não conhece ainda, recomendo pesquisar com mais detalhes sobre isso.
Gatilhos mentais fazem parte das principais estratégias de marketing e vendas na internet.
Se vale da utilização de pequenas palavras ou expressões certas, que estimulem o consumidor a realizar uma determinação ação.
Como por exemplo, usar a palavra “tempo limitado” em uma oferta, denota escassez. Se não comprar agora, comprará mais caro ou ficará sem.
Conseguiu entender os princípios do Neuromarketing no Marketing Digital?
Eu acredito que este artigo tenha deixado este assunto mais claro e se você tiver alguma dúvida, só falar aqui abaixo que eu te ajudo.
Pode deixar uma mensagem abaixo, ou então, na página de contato aqui do blog.
Grande abraço!
4 Comentários